domingo, 28 de Abril de 2024  11:38
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-03-2011

Semana Internacional do Cérebro 2011. “A B Cérebro” no Instituto Duarte de Lemos.


O Instituto Duarte de Lemos associou-se à Semana Internacional do Cérebro, um acontecimento internacional, que tem como objectivo ...

O Instituto Duarte de Lemos associou-se à Semana Internacional do Cérebro, um acontecimento internacional, que tem como objectivo sensibilizar os jovens para o cérebro e tudo o que ele envolve.

Assim, duas investigadoras do Centro de Biologia Celular (CBC) da Universidade de Aveiro deslocaram-se, no passado dia 14 de Março ao Instituto Duarte de Lemos para desenvolverem, com os alunos do 9º ano de escolaridade, uma sessão inserida nesta importante área científica. Deste modo, fizeram uma apresentação com o título “A B Cérebro” em que sensibilizaram os alunos para a temática do cérebro.

Foram abordadas temáticas interessantes, como algumas das doenças que afectam o cérebro e algumas curiosidades.

A apresentação culminou com uma actividade lúdica – “Quem quer ser milionário” com questões relacionadas com o cérebro que teve grande adesão por parte dos alunos que responderam às questões colocadas.

"É fundamental a investigação científica nesta área que permite lidar com doenças que afectam uma grande parte da população e com as quais os nossos alunos se identificaram por terem familiares próximos que padecem de algumas das doenças abordadas", pode ler-se num comunicado escolar.

No final foram distribuídos chocolates a alunos e professores, afinal, "de acordo com um estudo da BBC um chocolate derretendo na boca de uma pessoa causa um aumento na actividade cerebral e nos batimentos cardíacos que é mais intenso do que o associado a beijos apaixonados, e que duravam quatro vezes mais tempo após o término na actividade". À semelhança de outras iniciativas similares que se têm vindo a desenvolver no Instituto Duarte de Lemos, "estas sessões sobre as profundezas do nosso cérebro revestiram-se de elevado interesse para os alunos participantes, que dessa forma beneficiaram do contacto com profissionais altamente qualificadas, conjugando rigor científico com actividades de carácter lúdico que tornam o “saber” mais apetecível".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®